Coifas Tramontina: qual a ideal para sua cozinha?

Coifas Tramontina: qual a ideal para sua cozinha?

É na cozinha onde cada vez mais passamos momentos de descontração com familiares e amigos enquanto preparamos aquelas refeições tão especiais. E é nessas horas que nos damos conta da importância de uma cozinha bem equipada com os utensílios e eletrodomésticos certos. Como por exemplo a importância de uma coifa que execute sua função de uma forma eficiente e sem muito barulho.

Antes de falarmos dos diferenciais das coifas Tramontina, é importante darmos um passo para trás e entender porque você deve instalar uma coifa na sua cozinha.

A coifa é um eletrodoméstico utilizado para sugar a gordura e tratar a fumaça, os vapores e odores gerados pelo cozimento dos alimentos, melhorando a qualidade do ar na cozinha. Todos esses elementos são sugados pela coifa e passam por uma filtragem nos filtros de alumínio, que tira a gordura do ar, e nos filtros de carvão, que absorvem o odor. Depois dessa filtragem, o ar é liberado para o ambiente interno (no modo depuração – usando o filtro de carvão ativado) ou para o ambiente externo (exaustão – sem utilizar o filtro de carvão ativado).

E para ter certeza de que a sua coifa não lhe trará dores de cabeça e cumprirá o seu papel, fique de olho nos critérios que o fabricante segue para a produção e testes do produto.

As coifas da Tramontina são produzidas no interior do Rio Grande do Sul, na unidade Tramontina TEEC, onde todos os produtos passam por rigorosos testes de qualidade e eficiência antes de serem lançados no mercado.

E agora chegando onde interessa: como escolher o melhor modelo de coifa para a sua cozinha?

Primeiro você deve entender onde a coifa será instalada:

Parede: As coifas de parede são fixadas em uma parede, instaladas sobre fogões ou cooktops.

Ilha: As coifas de ilha são fixadas no teto e podem ser instaladas no meio do espaço da cozinha, sobre fogões ou cooktops montados em ilha.

Depurador: Os depuradores são instalados embaixo de armários posicionados sobre fogões ou cooktops.

Built-in: As coifas são instaladas embutidas diretamente em um móvel.

E entender o que é preciso para instalar como depurador e o que é preciso para instalar como exaustor.

Para exaustor: normalmente a escolha mais indicada, a coifa no modo exaustor fará a absorção da gordura nos filtros metálicos e conduzirá os vapores e odores do cozimento diretamente através de um duto para o ambiente externo. Por isso, para fazer a instalação nesse modo, você vai precisar obrigatoriamente de uma saída externa com diâmetro de 150mm. E, para garantir o melhor desempenho do produto é importante que a tubulação da coifa até a saída externa possua, no máximo, dois metros de distância, com até duas curvas.

Para depurador: Caso não for possível instalar a coifa em modo exaustor, pode-se instalar no modo depurador. Nesse caso, a coifa irá sugar os vapores do cozimento, retendo a gordura no filtro de alumínio e absorvendo os odores no filtro de carvão ativado, renovando o ar e o devolvendo ao ambiente interno da cozinha através das furações laterais da chaminé superior.

Lembre-se: é importante sempre confirmar as possibilidades de instalação na sua cozinha antes de comprar a coifa!

Por fim, para ver se a coifa atende às necessidades da sua cozinha, você deve entender qual a vazão ideal.

O cálculo para dimensionar a vazão da coifa leva em conta o volume da cozinha, pois para a coifa ser eficiente, ela deve ter a capacidade de trocar, no mínimo, 12 vezes o ar da cozinha a cada hora.

O cálculo é simples: você multiplica a altura, largura e comprimento do seu ambiente por 12. O resultado é a vazão mínima que sua coifa deve possuir.

Exemplo: em um ambiente de 4 metros de largura, por 3 de altura e 2,7 de comprimento, a vazão mínima seria de 389m³/h (4x3x2,7x12 = 388,8).

Também é preciso levar em conta a dimensão do seu fogão para garantir um bom funcionamento da coifa. O ideal é que a coifa tenha a mesma dimensão que o fogão/cooktop, ou até maior. Caso contrário, os vapores gerados poderão ser desviados por correntes de ar laterais.

São pequenos detalhes que fazem toda a diferença! E agora, está mais seguro de como escolher sua coifa?

Quer saber mais? Clique aqui e baixe nosso material completo sobre coifas.

Para conferir os nossos modelos e ver o que melhor se encaixa para você, clique aqui.

Newsletter

Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções que a Tramontina tem para você? Preencha o cadastro e receba nossa newsletter! Você não vai perder mais nenhuma oportunidade.

Queremos saber mais sobre você. Preencha os campos abaixo.

Confirmado! Seu cadastro foi recebido.

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Sua mensagem foi enviada com sucesso!