\

Ferramentas nas mãos certas e uma nova horta para a Pão dos Pobres

Melhor do que ter uma ideia, é tirar ela do papel.

Ferramentas nas mãos certas e uma nova horta para a Pão dos Pobres

No último dia 07, o pessoal da Horteria fez bonito junto dos alunos e professores da Fundação Pão dos Pobres, em Porto Alegre. Juntos, eles revitalizaram e ampliaram a horta da Fundação, que atende as necessidades da casa e as oficinas de Gastronomia.

Confira o vídeo da ação aqui!

Com pá, enxada, martelo, serrote, regador Tramontina em mãos, foram plantadas as sugestões da turma de Gastronomia: temperos, como coentro, tomilho, menta e hortelã; e flores comestíveis, um pedido especial da turma para decorar os futuros pratos, como tagete e amor-perfeito. Para complementar o plantio, a Horteria escolheu algumas PANCS, as Plantas Alimentícias Não Convencionais. São plantas que não encontramos sendo comercializadas, mas que possuem alto valor nutritivo, como capuchinha, ora-pro-nóbis e bertalha.

Para dar vida à esses alimentos, a Horteria escolheu duas técnicas diferentes:

Hugelkultur: utiliza troncos e matéria orgânica enterrada, se decompondo lentamente e criando um ambiente propício para microorganismos benéficos, tornando biodisponíveis os nutrientes por um longo período de tempo;

Wicking Bed: armazena água sob o solo de modo que sempre que chover ou regar, a água fica armazenada em uma camada de areia e, caso mais água seja colocada, o restante transborda por um cano, evitando que o solo fique muito úmido.

O cultivo alternado promove equilíbrio e faz com que as plantas se auto-beneficiem. Para fertilizar o solo, a Horteria usou um fertilizante natural, o M.E. M.E. são uma cultura de leveduras e bactérias que auxiliam no desenvolvimento saudável do solo, acelerando o processo de decomposição da matéria orgânica e tornando biodisponíveis alguns nutrientes, o que favorece o desenvolvimento das plantas.

O auxílio e agilidade da turma de Marcenaria surpreenderam. Rapidamente, cercados e caixotes ganharam vida pelas mãos dos alunos e o resultado ficou lindo. A ação foi concluída em uma manhã, com mão na terra de verdade, motivação e muitos sorrisos.

“Me senti realizado. Certamente um dos melhores mutirões que já participei. A galera tava bem pilhada e sabia exatamente o que fazer. Foi muito gratificante” disse o Filipe Soares, da Horteria. Mais gratificante ainda foi para nós da Tramontina ao ver que as ferramentas nas mãos certas criam, constroem, transformam coisas incríveis.

Confira no nosso Facebook mais imagens dessa ação tão especial, siga @horteria e apoie o trabalho fantástico do Pão dos Pobres.


Fotos: Dai Dietzmann | Shoot The Shit

Newsletter

Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções que a Tramontina tem para você? Preencha o cadastro e receba nossa newsletter! Você não vai perder mais nenhuma oportunidade.

Queremos saber mais sobre você. Preencha os campos abaixo.

Confirmado! Seu cadastro foi recebido.

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Sua mensagem foi enviada com sucesso!