\

Um novo futuro através da educação ambiental

Um novo futuro através da educação ambiental

O crescimento constante das cidades nos desconecta quadra a quadra, bairro a bairro, das nossas raízes. Quanto mais construímos, mais a floresta se afasta, mais o bosque fica longe, mais a grama é sintética. Evoluir e crescer como sociedade é ótimo e vital para nossa existência, mas devemos sempre estar atentos àquilo que somos e precisamos: o meio ambiente. Nada para se preocupar, pois a mudança pode começar agora mesmo.

Para reverter isso, a educação ambiental é fundamental. Reaproximar o ser humano da natureza, em busca de uma vida com mais qualidade e mais sustentável. A Educação ambiental nos torna cidadãos mais conscientes, generosos e responsáveis. O ato de plantar o próprio alimento gera uma reflexão sobre nossa relação como sociedade no meio ambiente.

Se tem algo que ajuda muito no aprendizado e na educação ambiental é a prática. E é aí que entram as hortas urbanas, uma espécie de oásis no meio das cidades cinzas.

As hortas comunitárias, além de facilitar o acesso a alimentos mais frescos e com alta qualidade nutricional, são uma forma incrível de proporcionar às pessoas uma reconexão com suas raízes e revitalizar espaços urbanos, ampliando as áreas verdes das cidades e caminhando pela redução do nosso impacto negativo no planeta. Os mutirões que a Horteria promove para a construção das hortas oferecem aprendizagem sobre reaproveitamento, reciclagem, compostagem, trabalho em equipe e técnicas de cultivo agroecológica. 

E botar a mão na massa tá na moda. É o que chamamos de Movimento Maker, quando pessoas que tem vontade de fazer algo positivo para sua comunidade se unem e transformam sua realidade. O maker é “aquele que faz”, que utiliza seus conhecimentos e busca as ferramentas necessárias para criar algo que faça sentido para si e para os outros.

Quando unimos makers com vontade de deixar um legado positivo para o meio ambiente, o resultado é fantástico. Enxadas, pás, cavadeira, facão, madeira, carrinho de mão, adubo e muitas mudas criam uma horta produtiva em um curto espaço de tempo. Isso é educação, é reaproximar-se da natureza, compreender os ciclos naturais e quem sabe até gerar renda. 

Redescobrimos o senso de comunidade e o poder transformador das coisas simples. Consumir o que se produz localmente é consumir consciente, participando das mudanças necessárias para vivermos em uma sociedade mais sustentável e saudável.

Estamos construindo hortas urbanas através do projeto Ferramentas Que Fazem, e a Horteria é um dos coletivos que estão nos ajudando nessa missão. Saiba mais sobre eles aqui e acompanhe o projeto nas nossas redes.

E você, o que falta para botar a mão na terra? Vamos construir um futuro lindo, hoje. 

Newsletter

Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções que a Tramontina tem para você? Preencha o cadastro e receba nossa newsletter! Você não vai perder mais nenhuma oportunidade.

Queremos saber mais sobre você. Preencha os campos abaixo.

Confirmado! Seu cadastro foi recebido.

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Sua mensagem foi enviada com sucesso!