FAQ - Perguntas Frequentes

Preciso de assistência técnica, onde encontro?

Você encontra a Assistência Técnica mais próxima de sua região em: http://www.tramontina.com.br/atendimento-suporte/assistencia-tecnica

Gostaria de trabalhar na Tramontina, como faço?

Ficamos felizes em saber do seu interesse em trabalhar na Tramontina. Para participar de nossos processos seletivos, por favor, cadastre seu currículo no link http://www.tramontina.com.br/sobre/trabalhe-conosco. Entraremos em contato assim que tivermos uma oportunidade para sua vaga e perfil.

Onde posso visitar uma loja T store?

No Brasil, a Tramontina possui lojas conceito em São Paulo (capital e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro (bairros Botafogo e Barra da Tijuca), Bahia (Salvador) e Rio Grande do Sul (Farroupilha). Além disso, conta com uma loja de fábrica em Carlos Barbosa/RS. No exterior, possui T stores no Chile e na Colômbia. Neste link, você encontra todos os endereços: http://tramontina.com/sobre/tstore. Esperamos a sua visita!

Como adquirir produtos da Tramontina sendo uma pessoa física?

Para adquirir nossos produtos, você pode contar com a nossa loja virtual (https://www.tramontinastore.com) e também com as nossas lojas físicas, chamadas T store (https://www.tramontinastore.com/institucional/lojas). Confira qual a loja mais próxima de você.

Os produtos Tramontina também podem ser encontrados em diversas lojas físicas e online de clientes revendedores espalhados em todas as regiões do país. Para conhecê-las, acesse o nosso site institucional, abra a página do produto e clique no botão ONDE COMPRAR.

Para visualizar as lojas físicas, selecione o botão LOJAS FÍSICAS e, na sequência, indique seu estado e cidade. Você encontrará a lista de todas as lojas que revendem o produto no local informado.

Para comprar em alguma loja virtual, selecione o botão LOJAS ONLINE e confira a relação de lojas que revendem o produto desejado.

Posso colocar a panela antiaderente, logo após o cozimento, sobre a água fria?

O recomendado é deixar a panela esfriar antes de lavar, pois o contato do produto com a água fria irá ocasionar o choque térmico da peça. Essa situação poderá resultar no abaulamento do fundo em função da mudança brusca de temperatura. Importante lembrar que a lavagem da panela antiaderente deve ser feita com sabão ou detergente neutro e esponja macia. Produtos abrasivos não devem ser utilizados, pois podem remover e riscar o revestimento antiaderente.

Quais utensílios podem ser utilizados em panelas/frigideiras antiaderentes?

Em superfícies antiaderentes, orientamos utilizar utensílios fabricados em silicone, nylon ou madeiras, pois estes materiais não irão danificar o revestimento antiaderente.

É necessário que as tampas de vidro tenham um furo para respiro?

Não é obrigatório. Esta é uma característica do produto. Conforme a linha, é possível que a tampa não tenha uma saída de vapor.

As pipocas ficaram úmidas, o problema é da pipoqueira?

Durante o preparo da pipoca, a água contida no interior do grão é aquecida e evapora. Neste momento, o milho da pipoca estoura, liberando o vapor de água que estava retido. Parte do vapor liberado pela pipoca irá condensar na tampa e parte irá ser absorvido pela pipoca. Para evitar que a água retida na tampa caia na pipoca, recomenda-se que o alimento seja retirado de dentro da pipoqueira imediatamente após o cozimento. Além disso, a pipoqueira possui uma saída de vapor na lateral que irá eliminar o excesso retido dentro do produto. É recomendado que sejam utilizadas as quantidades de milho e óleo indicadas na embalagem do produto para evitar o transbordamento de alimento durante o cozimento.

Como cuidar da minha faca de carbono para evitar que ela oxide?

As facas produzidas em aço carbono caracterizam-se pela elevada resistência do fio, maior poder de corte e facilidade para serem afiadas. Após o processo de fabricação, uma camada de verniz é aplicada sobre as lâminas com o objetivo de proteger o material contra a corrosão. Ao longo do tempo, porém, é normal que esta camada de verniz seja removida, em decorrência dos processos de limpeza e higienização do produto. Em função disso, recomenda-se aplicar uma fina camada de óleo comestível após cada uso, para proteção da lâmina. Em casos de pontos de corrosão, sugere-se o uso de abrasivos leves para remoção da camada oxidada para nova aplicação do óleo comestível.

O antiaderente é prejudicial a saúde? Se eu engolir algum resíduo posso passar mal?

Durante o processo de fabricação, o revestimento antiaderente é submetido a temperaturas superiores a 400°C, tornando o material inerte e totalmente atóxico à saúde. A Tramontina realiza análises de migração do produto final, certificando que o revestimento atende as especificações definidas nos regulamentos para produtos usados em contato com alimentos. O uso do PTFE (politetrafluoretileno) na composição consta na Lista Positiva de materiais e aditivos recomendados para essa aplicação, tanto no âmbito nacional, americano e europeu. Todas as linhas de produtos antiaderentes Tramontina são isentas de PFOA (ácido perfluorooctanóico) em sua composição.

Vale lembrar que o antiaderente possibilita a redução do uso de gordura durante o cozimento, o que contribui para uma alimentação mais saudável. Mesmo que fossem ingeridas partes da camada do revestimento, as mesmas seriam normalmente eliminadas pelo organismo humano.

O que posso fazer para evitar manchas escuras na parte interna e externa do antiaderente?

Em relação à parte externa, a primeira dica é não deixar o produto sobre a chama sem alimento dentro. Além disso, não utilize chama alta durante o cozimento, que ultrapasse a lateral da panela, e não deixe escorrer gordura. Se isso acontecer, remova a gordura imediatamente com o auxílio de um pano umedecido em água.

Em relação à parte interna, é muito importante que o produto não seja superaquecido, pois isso permite a alteração das propriedades de antiaderência e resistência à abrasão do revestimento. Além disso, o superaquecimento pode causar alteração da cor do revestimento em função da alta temperatura em que o material foi submetido.

O antiaderente é um revestimento que possui uma certa porosidade e, por este motivo, é normal que ao longo do uso aconteçam alterações do aspecto visual do material, em função da deposição de resíduos de alimento. Revestimentos de cor clara serão mais suscetíveis a alteração de cor.

O alimento grudou na minha panela/frigideira de antiaderente. O que posso fazer para remover o alimento e evitar que isso ocorra?

Deixe a panela de molho em água morna e, após algum tempo, lave-a com esponja macia. Recomendamos também que realize, novamente, o procedimento de primeiro uso: unte a parte interna com óleo ou gordura e leve ao fogo baixo por dois minutos. Deixe esfriar e lave novamente.

Onde posso adquirir os filtros de carvão ativado das coifas?

A Tramontina dispõe de uma rede de Serviço Autorizado, treinada e capacitada para fornecer em tempo hábil o filtro de carvão ativado mais adequado para a sua coifa. A listagem completa e atualizada dos Serviços Autorizados disponíveis no país pode ser consultada no site http://www.tramontina.com.br/atendimento-suporte/assistencia-tecnica.

Quando devo substituir os filtros de carvão da minha coifa?

Recomendamos a troca dos filtros de carvão ativado a cada quatro meses de uso. Em caso de uso intenso ou pouco uso, esse período pode ser menor ou maior.

Qual a vazão das coifas Tramontina?

Pode variar de modelo para modelo. Para ser eficiente, é preciso que uma coifa tenha a capacidade de trocar o ar da cozinha pelo menos 12 vezes por hora. Seguindo este conceito, você pode saber a vazão ideal que a coifa deve ter para o tamanho da sua cozinha. O cálculo é simples: Comprimento da Cozinha x Largura da Cozinha x Altura (pé-direito) da Cozinha x 12 = xxm3/hora. O resultado do cálculo indica qual a vazão mínima que a coifa escolhida deverá ter para trocar o ar da sua cozinha 12 vezes por hora.

Atenção: O cálculo somente traz resultados verdadeiros quando a coifa escolhida tem a vazão declarada conforme norma internacional IEC 61591. Todas as coifas Tramontina seguem a norma internacional IEC 61591.

A vazão de cada modelo de coifa, entre outras informações, está disponível para consulta na íntegra em nosso site http://www.tramontina.com/ e, também, no manual de cada produto.

A instalação das coifas Tramontina necessita ser feita obrigatoriamente via serviço autorizado? Perco a garantia se eu mesmo(a) fizer a instalação?

O cliente não tem a obrigação de fazer a instalação de seu produto com o Serviço Autorizado. Porém, ela precisa ser realizada dentro das especificações do manual, pois caso ocorra um problema relacionado à instalação, a garantia não cobrirá o problema do produto. Recomendamos a rede de Serviço Autorizado da Tramontina, visto que já está treinada para realizar a instalação dentro das especificações do manual, o que traz mais tranquilidade ao consumidor sobre a correta instalação, performance do produto e manutenção da garantia.

Onde busco informações detalhadas sobre coifas?

A Tramontina desenvolveu um material completo chamado “Argumentário” que traz informações importantes para orientar você antes de adquirir a sua coifa. O download do material pode ser feito em: https://www.tramontina.com.br/upload/catalog/1534796796_argumentario_coifas.pdf

Qual cooktop é mais econômico? À gás, vitrocerâmico por resistência ou por indução?

O cooktop que apresenta a melhor performance em termos de rapidez no cozimento e que consome menos energia é o modelo vitrocerâmico por indução. Além disso, garante mais segurança ao usuário, visto que não há chamas e o calor é gerado pela panela e não na superfície vitrocerâmica. Outro benefício do cooktop por indução está relacionado à facilidade de limpeza em comparação aos modelos tradicionais a gás, por exemplo.

Qual a diferença entre o cooktop vitrocerâmico por resistência e vitrocerâmico por indução?

O cooktop vitrocerâmico transmite calor a partir do aquecimento de resistências que fazem parte do produto. Em outras palavras, ao ligar o produto, é possível visualizar as resistências ligadas que geram calor na parte inferior da boca. Se o usuário colocar a mão nesse local, quando ligado, irá se queimar. Já no modelo vitrocerâmico por indução, a tecnologia usada é diferente. Ao invés de resistências, ele conta com bobinas que induzem de forma eletromagnética materiais ferrosos (panelas com fundo em material ferroso - como as panelas de aço inox com fundo triplo, por exemplo). No processo de indução, uma corrente elétrica gera calor no fundo da panela e esse calor é transferido diretamente para o alimento.

Quais panelas da Tramontina posso utilizar no cooktop por indução?

As panelas da Tramontina de aço inox com fundo triplo e as panelas de alumínio das linhas Lyon e Mônaco, com fundo de indução (indicado na embalagem do produto), podem ser usadas nos cooktops por indução. Para saber se a panela que você possui em casa funciona no sistema por indução, basta colocar um imã no fundo da panela. Se o ímã for atraído pelo fundo, a panela irá funcionar no cooktop por indução.

Preciso de uma chaleira para utilizar no cooktop por indução. Qual devo adquirir?

Uma chaleira que apresente fundo em material ferroso, como chaleira de aço inox ou ferro fundido. Para evitar dúvidas, basta realizar o teste: ao aproximar material imantado (ímã) da panela, a mesma deve atraí-lo.

Na hora da instalação entre o cooktop e o forno de embutir, há necessidade de deixar um espaço livre entre os dois?

Sim. É necessário um espaço livre de no mínimo 50 mm abaixo do cooktop, para circulação do ar. Esse procedimento também está descrito no manual de instruções do produto.

Como remover manchas da minha panela inox?

Para remover as manchas da sua panela de aço inox, uma solução simples é fazer uma mistura de água e vinagre branco umedecida com um pano e aplicar sob as manchas. O saponáceo líquido é um ótimo aliado para a limpeza e a versão em pó é ideal para lavar o fundo e parte interna, basta aplicar com o lado amarelo da esponja na parte com brilho e na parte fosca, com o lado verde da esponja. Outra dica é evitar deixar alimentos por muito tempo nas panelas. Assim que terminar a refeição, transfira o que sobrar para um pote, antes de levar à geladeira. Certos alimentos, como o arroz, o macarrão e o sal provocam manchas se ficarem nelas por muito tempo. Para isso, a Tramontina oferece pasta ou spray especial para polir, disponível para consulta em nosso site pelo link: http://www.tramontina.com.br/busca?q=pasta%20de%20polir%20inox

É importante lembrar que o grande segredo para manter impecáveis as suas panelas de aço inox está no cozimento sempre em fogo baixo. Assim, o alimento não gruda no fundo da panela e facilita na hora da limpeza. Se seguir essa regrinha, basta passar uma esponja com água e detergente, enxaguar e secar bem. Ou, colocar direto na máquina de lavar louça.

O alimento está grudando na minha panela inox. O que estou fazendo de errado? É problema da panela?

Panelas de aço inox possuem fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox), que permite cozinhar os alimentos com maior rapidez e menor consumo de energia, em razão da melhor distribuição de calor. Para isso, sempre recomendamos usar fogo baixo e centralizar bem a panela na chama do fogo. Assim, o alimento não gruda no fundo da panela e facilita na hora da limpeza.

Qual a diferença entre as panelas Allegra e Solar?

As panelas Allegra e Solar são produzidas com o mesmo aço inox, de igual qualidade. Contudo, o que as diferencia é a espessura do material. Allegra tem a espessura do corpo da panela um pouco mais fina se comparada a Solar - a primeira panela da Tramontina. Ainda, Allegra está disponível com tampa de vidro também.

Devo usar óleo nas panelas com revestimento cerâmico?

A panela com revestimento cerâmico dispensa o uso de óleo, porém alguns cuidados são necessários para conservar o material:

Processo de primeiro uso: unte a superfície com óleo e aqueça a panela, em fogo baixo por 2 a 3 minutos, dependendo do tamanho da sua panela. Espere esfriar e lave-a com esponja (lado amarelo) e detergente neutro em água morna. Após enxágue-a. Repita o processo de primeiro uso sempre que for feita a lavagem na máquina de lavar louça. Recomenda-se repetir o processo periodicamente para melhor conservação do antiaderente. Quando cozinhar alimentos, sempre use fogo baixo ou médio. Isso ajuda a preservar os nutrientes, além de preservar a superfície do revestimento cerâmico.

OBS.: antes de usar esta panela pela primeira vez, remova eventuais etiquetas e lave-a.

O aço inox possui metais pesados como níquel? Eles se soltam durante o uso da panela?

O aço inox utilizado na fabricação das panelas Tramontina foi submetido a ensaios de migração de metais em diferentes meios. Nestes ensaios, verificamos que a quantidade de metais que migram para o alimento é desprezível. Quanto ao níquel especificamente, não foi detectado no aço inox 304, utilizado na fabricação do corpo das nossas panelas. A Anvisa estabelece parâmetros de migração permitidos, e o material das nossas panelas atende a esta exigência.

Onde posso encontrar vídeos da linha By Breville?

Multiprocessador (ref.: 69020/011 /012)



Panela Elétrica (ref.: 69121/012 /012)




Panificadora (ref.: 69030/012 /012)




Pizza Express (ref.: 69141/011 / 012)




Sorveteira (69170/011 /012)




Cafeteira (Uso) (ref.: 69066/011 / 012)




Cafeteira (Manutenção) (ref.: 69066/011 / 012)




Forno Smart (ref.: 69140/011 / 012)