Tramontina - Blog do Mestre

O churrasqueiro errante

O churrasqueiro errante 2018-07-06 23:59:00

Esta é a história de um churrasqueiro errante. Pedro, mais conhecido como Sola. Ele ganhou esse apelido porque seu churrasco tinha dois pontos. Passado ou mal passado? Que nada! Ou era sushi, ou era sola de sapato mesmo. Apesar disso, Sola tinha uma autoestima admirável. Era só alguém falar em churrasco que ele logo se manifestava: "Opa! Traz que eu asso!". Para desespero dos amigos e deste velho que vos fala.

Era mais um churrasco "normal" na casa do Sola. Muitos de seus amigos já tinham visualizado sem responder no grupo de mensagens. E os poucos que se mantinham fiéis ao companheiro já sabiam o que esperar.

"...mas que porcaria de fogo que não acende!", resmungou Sola impaciente.

"Às vezes é melhor assim...", comentei, saindo de trás de um arbusto.

Sola, em um misto de susto e animação, exclamou:

"Mestre Churrasqueiro!"

"Quer ajuda com o fogo, filho?"

"Não sei o que tá acontecendo hoje, Mestre...". Sola tinha uma séria dificuldade em admitir a sua total falta de jeito para a coisa.

"Vá buscar uma garrafa.", ordenei impaciente.

"Olha, Mestre… O senhor não acha que tá um pouco cedo pra começar a beber?"

"Eu fico com o líquido, e você com a garrafa, ok?"

Sola não demorou muito para voltar com uma garrafa.

"Agora, enrole alguns pedaços de jornal na garrafa, coloque na churrasqueira… isso, no centro da churrasqueira. Despeje o carvão ao redor, tire a garrafa e coloque fogo." Ensinei ao insolente assador.

"Poxa, mestre, muito obrigado! Foi muito mais fácil mesmo. Mas pode deixar que agora eu assumo... " disse Sola, com o peito estufado e um espeto de picanha em riste.

"Calma aí, jovem! Ainda não acabou! Aonde você pensa que vai com esse espeto?"

"… começar o churrasco?..."

Ah, esses jovens. Esquecem que na vida tudo tem o seu tempo e que é a paciência que faz do homem um verdadeiro Mestre Churrasqueiro.

"Tá com pressa? Peça uma pizza! Meia calabresa picante, meia picanha ao vinho. Você precisa esperar o carvão queimar para aí sim colocar a carne sobre a brasa", expliquei.

"E como eu sei que a temperatura está certa, Mestre?"

"É fácil! Coloque a mão sobre o fogo, rapaz. Sem medo, vai. Se você aguentar 5 segundos, é hora de colocar os espetos. Nem um segundo a mais, nem um a menos. A propósito, eu soube que você tem um apelido curioso..."

"Tenho sim… é Sola, mestre. Modéstia a parte, é porque eu danço muito bem...".

É, o importante é acreditar em si mesmo. Queria eu ter essa confiança toda.

"Bom, vejo que você está quase pronto. Mas antes de partir, quero deixar um último ensinamento… A carne tem que ficar a uma distância perfeita do fogo. Muito longe, ela só cozinha e perde o sabor. Muito perto, ela queima e vira uma sola de sapato... "

"Nossa, Mestre! Seus ensinamentos mudaram a minha vida!", disse Sola com os olhos marejados.

"...e vão mudar o seu apelido também!", gritei enquanto saía a galope no velho tordilho.

E foi assim que Sola voltou a ser Pedro. E os churrascos na casa dele se tornaram suculentos e deliciosos, como devem ser.

Mestre Churrasqueiro - Tramontina

Sobre o Autor

Antes da invenção do fogo, os homo sapiens estavam perdidos. Sem nenhum propósito no mundo. Até que um homem das cavernas bateu duas pedras e delas tirou uma faísca. Você pode pensar que ele foi o hominídeo mais importante da história, mas não se engane. O mais impressionante aconteceu depois. Um homem surgiu com um pedaço de carne e o colocou no fogo. Aí sim, tudo fez sentido. Esse homem, até então desconhecido no mundo, existe até hoje. Seu conhecimento na arte de assar, grelhar e transformar carne crua na maior refeição que existe se acumulou durante os últimos milhares de anos. Sua existência é uma lenda? Sim. Mas acredite: ele existe. É conhecido como Mestre Churrasqueiro. E essa é a sua história.

Newsletter

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net