Faça você mesmo

Plante uma árvore na sua rua

Plante uma árvore na sua rua

Árvores na cidade contribuem com o equilíbrio natural e podem até diminuir índices de violência

“Verde não era, verde ficou”. É assim que o Novas Árvores Por Aí gosta de descrever os espaços por onde eles passam. O próximo coletivo a participar do Ferramentas que Fazem é uma iniciativa que promove o plantio de árvores nas cidades e no campo. Mas não é apenas isso. Existe um trabalho de não só plantio, como também de recuperação do que foi nativo naquela região. “Temos um forte compromisso em buscar esse respeito e equilíbrio. Infelizmente, muito da nossa mata original foi destruída sem registro. O que procuramos fazer é observar os fragmentos que sobraram para tentar replicar as espécies nestes pontos de intervenção” contou Nik Sabey, fundador do Novas Árvores Por Aí.

Com o apoio de um grupo de pessoas especializadas em Botânica e Engenharia Agronômica, são feitos levantamentos de espécies originárias da região onde ocorrerá a ação para devolver ao local o que dele foi retirado. Essa atitude aproxima as pessoas da origem, mostrando muitas árvores nativas que o público não associa ou não reconhece como naturais do cerrado paulista.

É importante ressaltar que os grandes trechos de florestas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e para a vida na Terra. Mas no âmbito urbano, apenas uma árvore é capaz de promover diferenças significativas nas nossas vidas. Elas absorvem o calor, liberam umidade, protegem o solo. Uma pesquisa americana da Universidade de Temple, na Pensilvânia, aponta que a presença de árvores, arbustos e parques com vegetação bem cuidada nos centros urbanos ajuda a reduzir até as taxas de certos crimes, porque cria espaço para interação social e gera supervisão da comunidade nesses espaços públicos.

Faça você mesmo
Que tal botar a mão na terra? Listamos 3 dicas para você plantar uma árvore na sua rua e contribuir com toda a cidade. Olha só:

Passo 1: Para escolher uma espécie corretamente, busque entender o que é nativo daquela região, como é seu crescimento, desenvolvimento de raízes, distância da calçada, exposição ao sol e adaptabilidade ao clima.

Passo 2: Independente da escolha, é indicado mudas maiores de 80cm, para que não corram o risco de serem danificadas por pedestres ou animais. Construa um cercamento ao redor da muda para evitar maiores danos.

Passo 3: A implantação da muda é crucial para que suas raízes não sobressaiam e danifiquem sua calçada no futuro. Plante a muda em uma cova de medida 60x60x60cm.

Existem muitas espécies ideais para esse tipo de plantio. Ipê, Pata de Vaca, Jacarandá de Minas, Sibipiruna, Resedá e Manacá tem crescimento rápido e variam de 5 a 10 metros de altura. Todas são muito floridas e transformam as ruas onde habitam. Aliás, quem não gosta de apreciar uma boa sombra e belas cores no seu caminho, né?

Novas árvores estão vindo por aí na última ação do ano do Ferramentas que Fazem. Acompanhe o plantio nas nossas redes em breve.


Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.