Faça você mesmo

Transformando a vida através da alimentação

Transformando a vida através da alimentação

Somos o que comemos — por que isso importa? Saiba mais neste conteúdo preparado exclusivamente pelo Pé de Feijão

Chegamos ao século XXI com muitos paradoxos e desafios a serem resolvidos. Por exemplo, você sabia que milhões de brasileiros ainda não têm acesso à comida, chegando a passar fome? E que, por outro lado, a obesidade tem atingido cada vez mais pessoas? A falta de comida na mesa e a má alimentação são as principais causas da má nutrição.

É preciso entender que o alimento in natura precisa estar na base da nossa alimentação. Os alimentos ultraprocessados têm seu espaço na nossa rotina por conta da conveniência, mas sozinhos não suprem as necessidades nutricionais, seja de adultos ou crianças. Desse impasse, surge a questão: como eu vou escolher um caminho equilibrado de alimentação se eu não tenho como comprar diferente?

No Pé de Feijão, a gente acredita no poder das hortas urbanas e da educação alimentar para transformar a forma como as pessoas se relacionam com a comida. Lutamos para levar informação de qualidade para todos para que as pessoas queiram comer de forma mais equilibrada. Nas oficinas podemos observar que parte do problema não está necessariamente no acesso, mas sim na motivação para comer melhor. Queremos ser esse empurrãozinho que as pessoas e as empresas precisam.

Futuro da alimentação

Hoje, quando se fala de tendências em alimentação, voltam temas importantes como valorização de alimentos nacionais e sazonais, movimentos que se preocupam genuinamente com a origem dos insumos, priorizando produtos orgânicos e produzidos de forma responsável, e alimentos industrializados com a menor quantidade de ingredientes possível.

A horta nos faz brilhar os olhos porque proporciona tudo isso. Nos faz refletir sobre a origem dos produtos, as relações de trabalho envolvidas, nos ajuda a comprar menos e a não desperdiçar quando colhemos exatamente a quantidade que precisamos para consumir. Não à toa também é uma das tendências evitar o desperdício de comida que batalhamos diariamente nas nossas oficinas de economia doméstica e de aproveitamento integral de alimentos.

Vivemos um momento de quebra de paradigmas. E é neste contexto que estamos trabalhando no Pé de Feijão. Mais do que a implementação das hortas que estamos espalhando pela cidade, queremos levantar a bandeira do comer bem, sem culpa e com prazer. Comer melhor e com qualidade, sem a ditadura de grandes dietas, restrições, mas sabendo fazer escolhas inteligentes e práticas para facilitar também o dia-a-dia.

E se alimentar melhor está diretamente ligado a se aproximar do alimento. Saber de onde vem, como é produzido, conhecer as mil variedades que cada espécie tem, o que cada uma te proporciona e como utilizá-la de forma a aumentar a quantidade e frequência que comemos frutas, legumes e verduras. É desembalar menos e descascar mais, é saber se beneficiar de mais de 5 tipos diferentes de couves, de alfaces e aprender sobre plantas deliciosas e que nem sabíamos que eram comestíveis, as famosas PANCs.

Planto eu, planta você

Um jeito muito legal de começar a se alimentar melhor é fazendo parte do ciclo dos alimentos. Hoje em dia, existem várias maneiras de cultivar alimentos: na roça, na cidade, no telhado (ou laje) desocupado… e até no seu apartamento. Já pensou que incrível, todo mundo produzindo ervas, temperos, frutas, legumes, verduras, em diferentes espaços?

São diferentes tipos de agricultores que dão vida a tantos espaços, trazendo mais verde para as cidades e mais saúde para si mesmo, suas famílias e a comunidade no entorno. Que tal tentar também? Faça a sua própria horta e sinta o prazer de comer o alimento plantado por você mesmo – a gente garante que será uma experiência inesquecível.

Acompanhe as redes oficiais do Pé de Feijão para acompanhar um monte de dicas especiais: Facebook e Instagram.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net