Faça você mesmo

Transformando uma empresa através da alimentação

Transformando uma empresa através da alimentação

Nossas ferramentas auxiliaram na ampliação de uma horta especial do Pé de Feijão

Como você já sabe, estamos trabalhando com a Pé de Feijão nesta fase do nosso Projeto Ferramentas Que Fazem. Para recapitular, o Pé de Feijão é um negócio de impacto social que tem o propósito de transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas.

Nesta fase do projeto, realizamos uma ação na distribuidora Ellece Logística, um centro de distribuição de alimentos, localizado em Guarulhos, SP. É lá que o Pé de Feijão possui um projeto-modelo, com o maior engajamento e transformação alimentar, social e ambiental que já vivenciaram. “É realmente inspirador, com uma equipe muito bacana, que dão o sangue pela horta”, declarou Luisa Haddad, nossa parceira e fundadora do Pé de Feijão.

O projeto consiste em uma horta comunitária para os colaboradores e um sistema de compostagem que transforma todos os resíduos do refeitório (cerca de 100kg por dia) e produtos variados que iriam para o lixo comum em adubo orgânico. Além das colheitas, mensalmente acontecem oficinas de alimentação mais educativas para os colaboradores, afinal, o objetivo principal é transformar a relação das pessoas com a comida, contribuindo com a escolha de uma forma leve, gostosa e dinâmica, colocando a mão na terra e entendendo todo o processo de produção dos alimentos.

Ferramentas que fazem

Uma horta não é só contato com a natureza e alimentos mais saudáveis, mas também incentiva melhores escolhas alimentares pelos colaboradores. Esse novo comportamento desperto pela intervenção da Pé de Feijão traz mais conhecimento sobre os alimentos, ampliando as escolhas para experimentar novos alimentos, inspirando-os a plantar em casa seu própria horta.

Com ferramentas Tramontina em mãos, Pé de Feijão promoveu a manutenção das hortas da Ellece e uma colheita de hortaliças, abrindo espaço para novas mudas. Tudo isso foi feito em conjunto com os colaboradores da distribuidora e equipe Pé de Feijão. Após esse primeiro momento, foi ministrada uma oficina sobre dicas de lanches para se comer no trabalho.

Além disso, ampliou-se uma nova consciência em relação a atitudes sustentáveis através do ato de compostar resíduos — 9 toneladas de resíduos já foram compostados, o que resulta em mais de noventa caminhões que deixarão de levar o que seria descartado para aterros sanitários em 1 ano.

Essa nova onda de comportamento não atinge só o âmbito alimentar. Desde o início das ações do Pé de Feijão, é possível notar uma melhora significativa no relacionamento entre as pessoas, deixando o ambiente de trabalho mais leve e agradável. Em especial, uma maior valorização do profissional da equipe de limpeza e jardinagem que hoje são agentes ambientais na compostagem e da horta.

“Aqui no Pé de Feijão, o nosso papel, como biólogos e hortelões, é justamente difundirmos o conhecimento da agricultura urbana para essas equipes, para que se empoderem desse conhecimento e se tornem capazes de explicar para qualquer pessoa como o processo funciona”, comentou Luisa. Neste caso, empoderar as pessoas através do conhecimento desperta o sentimento de donos do projeto, permitindo que as pessoas envolvidas se sintam capazes de solucionar problemas, planejar, organizar e multiplicar com propriedade. Na Ellece, é Seu Brás e Josi que coordenam toda a operação na Ellece, dedicando-se somente ao projeto, capacitando os novos colaboradores que chegam. 

Uma iniciativa inspiradora, que cada vez mais cresce e dá frutos. Quer ver como foi a ação da Tramontina + Pé de Feijão? Confira no vídeo abaixo:

Tem mais ações do Ferramentas que Fazem vindo por aí ainda este ano! Não vai perder né? Acompanhe o projeto nas nossas rede. Até a próxima!

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net