Faça você mesmo

Você sabe o que é ciclagem de nutrientes?

Você sabe o que é ciclagem de nutrientes?

Veja a importância de transformar os resíduos em nutrientes.

Um dos fenômenos naturais fáceis de serem observados na natureza é a ciclagem de nutrientes. A queda das folhas, galhos e outros resíduos orgânicos em interação com a fauna local são degradados, disponibilizando grande quantidade de nutrientes para a manutenção da fertilidade do solo.


Desta forma, manter os resíduos gerados em sua propriedade é uma das formas de reproduzir este fenômeno natural de suma importância ao meio ambiente, reduzindo assim a necessidade de utilizar outros tipos de adubo, além de dar um destino correto a esses resíduos. 


A compostagem é uma das técnicas adequadas e que acelera o processo de decomposição, quando comparados a somente deixá-los acumulados.


Para isto, torna-se necessário triturar os resíduos gerados em sua propriedade (como galhos, restos de vegetais, cascas, ervas espontâneas e resíduos orgânicos da cozinha). Misture na proporção de 3 partes de materiais úmidos (cascas, frutas, hortaliças) para 1 parte de materiais secos (restos de poda, serragem, palha) e coloque em uma composteira ou em outro local adequado. Após aproximadamente 3 meses o composto estará estabilizado, com cor escura, cheiro de terra e temperatura ambiente, estando pronto para ser utilizado em suas floreiras e canteiros, aumentando a fertilidade do solo.

Caso possua grande quantidade de resíduos secos em sua propriedade, aproveite-os para utilizar sobre canteiros ou sobre o solo, reduzindo o surgimento de plantas espontâneas e evitando erosão do solo com as chuvas.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.



Máximo 500 caracteres

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net